Hoje em dia, é comum conhecer alguém que faz ou já fez coaching. Mas, mesmo assim, ainda existe aquela dúvida de como um coaching pode te ajudar.
Então, para deixar claro qual o objetivo em procurar um coach, vamos listar os cinco principais tópicos que o coaching trabalha.
-
Gestão dos recursos
Pessoas, materiais e dinheiro. No coaching, é necessário avaliar quais são os recursos disponíveis pelo coachee para atingir o objetivo estabelecido e, também, quais são os recursos que ele deverá adquirir para alcançar o objetivo. Vejo que muitas pessoas não sabem identificar corretamente quais são os recursos necessários para atingir o objetivo. Algumas desconhecem os recursos que realmente possuem, outras supervalorizam outros recursos que às vezes não são necessários naquele momento para atingir o objetivo. O coach ajuda o coachee a identificar claramente os recursos necessários ampliando a sua perspectiva. Como você identifica seus recursos para atingir seu objetivo?
-
Valores e propósitos
No processo de coaching é necessária a identificação dos valores e propósitos para que o coachee entre em ação. O grande motivador para entrar em ação são os propósitos de vida sustentados pelos valores. Muitas pessoas não realizam suas ações diárias pautadas em seu propósito de vida e valores. Segundo estatísticas, mais de 85% da população mundial não sabe o que quer especificamente da vida. O que é realmente importante em sua vida? E o que você faz com prazer e facilidade que a maioria das pessoas não fazem?
-
Crenças fortalecedoras e limitantes
As crenças são o que acreditamos sobre a vida, as pessoas e nós mesmos. Podemos ter crenças fortalecedoras, que nos fazem entrar em ação de uma forma positiva na vida e que nos alavancam em direção aos nossos objetivos, ou crenças limitantes, negativas, que ao invés de nos ajudar a concretizar nossos objetivos, fazem com que fiquemos estagnados, andando em círculos e não nos deixam alcançar nossas metas. No coaching, é necessário enfatizar as crenças fortalecedoras e minimizar as crenças limitantes para que o objetivo seja alcançado de uma forma mais rápida e eficaz. Identificamos o que está realmente limitando/bloqueando as pessoas de entrarem em ação. O que está realmente impedindo você de realizar seus objetivos?
-
Pontos a serem melhorados (fraquezas)
É necessário identificar as fraquezas que possivelmente possam atrapalhar no alcance dos objetivos. Logo, criar estratégias de desenvolver estas lacunas ou tomar ações que as minimizem. Muitas pessoas não alcançam seus objetivos pois ficam dando muita importância às suas fraquezas, não tentam melhorar o que é necessário e nem tomam ações que possam minimizá-las. O que você pode melhorar que seria de grande importância neste momento?
-
Forças e qualidades
É necessário identificar quais são as principais competências e habilidade que o coachee tem para que possam ser potencializadas e, assim, alcançar os objetivos. O coach potencializa o que o coachee tem de melhor, faz com que ele coloque toda a sua potencialidade a seu favor. Você sabe realmente do que você é capaz?
É necessário a identificação destes pontos para que as ações e as estratégias para o alcance do objetivo sejam mais eficazes. O processo de coaching faz você ver o que ainda não viu em você, nas pessoas e na vida! Invista em você! Evolua sempre!!!
E você já tem um objetivo? O que você realmente quer aprimorar na sua vida?
Leia também: Como é o coaching para empreendedores?
7 dicas para melhorar a sua autoconfiança