7 dicas para melhorar a sua autoconfiança

Como você se vê? Você sabia que muitas das suas ações estão relacionadas a sua autoimagem? Como anda a sua autoconfiança? Se sua autoimagem e autoconfiança estão abaladas sejam em qualquer aspecto da sua vida , chegou a hora de deixar essa autoimagem distorcida e essa falta de confiança em si próprio desaparecer.

Você sabia que muito dos seus pensamentos inadequados sobre você está apenas na sua mente? Que muitas vezes nem sempre são verdadeiros? Nós temos o poder de escolher o que pensar e como vamos agir. Mesmo quando passamos por situações que possam nos deixar tristes e angustiados, podemos treinar nosso cérebro para pensar de uma forma mais positiva sobre nós mesmo e agir para que tenhamos mais felicidade e autoconfiança.  Em alguns casos podemos até “escolher” como vamos sentir.

Vou dar aqui 3 exemplos que vejo nestes anos trabalhando como coach:

  1. Meu líder imediato abala minha autoestima e autoconfiança: Infelizmente existem muitas pessoas em cargos de liderança que são apenas “chefes” e não líderes. Exemplos a serem seguidos. Mesmo alguns líderes podem em algum momento realizar uma ação indesejada que possa abalar a autoimagem e autoconfiança da sua equipe.
  2. Meu companheiro (a) namorado(a), marido a ou até mesmo amigo(a) age de uma maneira que isso afeta a minha autoimagem e autoconfiança. Você sabia que você pode escolher as pessoas com quem você deseja conviver?
  3. Minha família abala minha autoestima e autoconfiança. Em uma relação familiar há muitos sentimentos, comportamentos e situações envolvidas. Logo isto deve ser avaliado com cuidado, em muitos casos, deve ser tratados em consultórios terapêuticos juntamente com o processo de coaching para que essas amarras sejam desfeitas. Sendo a terapia e o coaching abordagens diferentes. Em muitos casos é a sua criança interna que está desejando atenção. Se você já é adulto, saiba lidar com ela. Como eu já disse você é adulto e a responsabilidade de suas ações, sentimentos e pensamentos agora estão em suas mãos.

Pare de terceirizar suas emoções, pensamentos e comportamentos. Como diz o filosofo Satre: “Não importa o que fizeram com você, o que importa é o que você vai fazer com o que fizeram com você”. Você só tem controle sobre suas ações! Foco na solução dos problemas e na sua felicidade!

Quando você deixa que a sua autoestima e autoconfiança sejam abaladas por outras pessoas, de alguma forma você está concordando com elas. Ou sendo totalmente resistente ao que elas falaram ou fizeram. Em muitos casos temos que aceitar que as pessoas tenham opiniões e ações diferentes das nossas. Lembrando sempre que aceitar não é concordar. Aceitar porque já é… Você só tem a capacidade de mudar o seu pensamento e comportamento.

Vamos mudar de atitude e pensamentos?

Segue 7 dicas para melhorar a sua autoimagem e autoconfiança:

  1. Tenha um objetivo bem definido:

Pode parecer estranho, mas ter um objetivo bem definido o ajudará a melhorar muito a sua autoconfiança e autoimagem. Se você sabe aonde você quer chegar, muito das opiniões alheias não vão interferir, pois você pode simplesmente ajustar seu caminho. Vamos supor que você está com autoestima abalada por acabou de perder o emprego e muitas pessoas falam com você que o mercado está ruim. Você pode escolher se lamentar e ficar sem agir para procurar o emprego ou você pode aumentar a sua procura, diversificar para trabalhar em outras áreas, realizar um curso que possa ajudar na sua empregabilidade ou até mesmo começar a estudar para um concurso. Uma coisa é quando a pessoa pensa …ahh estou desempregada e quero um emprego… Outra é quando a pessoa pensa estou desempregada, tenho que arrumar um emprego o mais rápido possível e não vou medir esforços para isto. Escolha o seu objetivo. O que você quer verdadeiramente?

  1. Aprenda a ver a verdade:

 A maioria dos mal entendidos acontece pela falha na comunicação. Você espera que as pessoas reajam da mesma forma que você em determinadas situações? Cada pessoa age de acordo com seus padrões mentais e como interpretam a vida conforme a sua maneira. Muitas vezes acrescentamos a nossa opinião aos fatos que acontecem. E criamos a nossa historinha mental. Sugestão: Quando algo acontecer se pergunte o que realmente de fato aconteceu? Não importa QUEM está certo, mas O QUE está certo. Corrija o que estiver sobre a sua responsabilidade, admita seus enganos, sem se lamentar e continue caminhando para frente.

  1. Seja corajoso:

Você já tem um objetivo bem definido, não é mesmo? Agora é preciso ter coragem para agir e transformar em realidade seus objetivos, desejos e convicções. Chegou a hora de apostar em si mesmo! Uma pessoa bem sucedida não é a que teve as melhores ideias, o mais incrível em determinadas aptidões, mas o que teve a coragem de acreditar em suas próprias ideias, correr os riscos calculados e entra em ação. A vida do dia a dia requer coragem se você deseja uma vida prospera. Ficar parado faz com que os bloqueios e as amarras fiquem evidentes. Esteja disposto a cometer alguns erros, não se deixe vencer por pouco. A maioria das pessoas não sabe o quanto são corajosas.

  1. Pare de julgar agora:

Tenha interesse genuíno pelas pessoas: As pessoas vitoriosas em qualquer aspecto da vida são as que têm interesse genuíno pelo próximo. São as que respeitam os problemas e necessidades dos outros. Quando começamos a ter mais empatia, compaixão e caridade com os outros, somos mais justos para conosco. Para se curar de um sentimento de culpa pare de condenar, julgar, culpar e odiar as pessoas mentalmente. Você desenvolverá uma autoimagem melhor e mais adequada quando começar a sentir que as outras pessoas tem mais valor. Uma pessoa bem sucedida e autoconfiante sabe que TODAS AS PESSOAS TEM UM GRAU DE IMPORTANCIA NA VIDA DE TODOS.

  1. Ama-se!:

A mais terrível das descrenças é descrença em nós mesmo. A falta de amor próprio é a mais difícil de combater, pois é como se fosse um poço planejado e cavado por nós mesmo. As suas ações fazem você mais feliz ou você continua tendo ações que lhe sabotam e acabam fazendo mal a si mesmo? Você sabia que pensar mal de si mesmo pode se tornar um vicio? Tenham sempre uma imagem positiva sobre você mesmo. Quais suas principais talentos e virtudes? O que você faz que é realmente bom e extraordinário?

  1. Confie em si mesmo:

A confiança tem seu principio no sucesso. Quando realizamos uma atividade que estamos fazendo pela primeira vez, temos pouco confiança. E a medida que fazemos e repetimos nos tornamos mais confiantes. É literalmente verdade que o êxito gera êxito. Até mesmo um pequeno sucesso em uma atividade é um degrau para um sucesso maior. Comece uma atividade já e vá aumento os desafios gradativamente. Lembre-se também dos seus sucessos passados. Quais foram suas vitórias?Que ação que você realizou a qual você se orgulha de lembrar tem orgulho de lembrar? Não importa quantas vezes o resultado não foi o esperado, o que importa realmente quais foram os seus resultados de sucesso, estes devem ser lembrados e consolidados

  1. Aceite você como você é:

 As pessoas mais infelizes e  atormentadas mentalmente são as que estão diariamente procurando convencer a si mesmos e aos outros que são muitos diferentes daquilo que são basicamente. Há um enorme sentimento de alivio quando as pessoas resolvem ser elas mesmas. Modificar sua autoimagem não quer dizer modificar o seu “eu” ou sua essência e modificar a imagem mental que você tem de si mesmo. O seu “eu” neste instante, é o que você sempre foi e assim será no futuro. Você é o que é! Você não é seus erros, suas falhas e defeitos, aprenda a olhar para eles como dádivas de aprendizagem. Estabeleça uma diferença entre o que é da sua essência e o que é o seu comportamento.  O primeiro passo para se sentir mais autoconfiante e forte é aceitar que você é falho! Assim você tem a possibilidade de fazer ajustes em suas ações, refazer as rotas e seguir em frente aos seus objetivos. Seja você mesmo sempre!!!

Leia também: Como é o coaching para empreendedores?

5 tópicos que o coaching trabalha

As 7 melhores estratégias de Networking

5 dicas para manter a motivação sendo empreendedor