Como organizar e planejar as tarefas diárias para tomar melhores decisões

Você é daquelas pessoas que faz a programação apenas na sua cabeça? E acaba esquecendo de executar algumas tarefas importantes. Costuma fazer algumas atividades que de imediato não vão trazer um resultado satisfatório? Se sente perdido na hora de definir qual atividade é prioridade, depois de adiar tanto o que fazer.

Organizar e planejar a tarefas é fundamental para que a medida que você for finalizando cada ação planejada fique mais fácil para tomar decisões.

Costumo dizer que contra fatos e dados não há argumentos. Ao organizar as suas tarefas diárias você poderá tomar melhores decisões. Hora de pegar papel e caneta e anotar todas dicas que vou te dar e tenho certeza que com o passo a passo você irá atingir todos os seus objetivos e sentir uma pessoa mais realizada. Então vamos as dicas! 

1-Definir um objetivo alinhado com seu propósito 

Quando você define um objetivo alinhado com seu propósito fica mais fácil de você definir as tarefas e as prioridades. Lembre-se que para definir o propósito é necessário você saber o porque você quer este objetivo, como você vai executar e o que você vai oferecer ao mundo por meio de produtos e serviços. Se você está sem objetivo definido, mergulhado no mar das opções, normalmente você faz atividades que não vão te trazer resultados satisfatórios.

Ao definir um objetivo claro, concreto e com prazo para alcançar, você terá mais foco para realizar as tarefas diárias. Então… antes de tudo defina o seus objetivos anuais, mensais, semanais e diários. 

2- Faça uma lista de tarefas

Agora que você já tem um objetivo definido liste as tarefas que você precisa executar e coloque prazos. Como sugestão liste todas as tarefas de forma aleatória sem pensar nas prioridades.

Cuide das pequenas responsabilidades e a vida te recompensará com grandes resultados.

Caso você esteja procrastinando , a melhor forma é fazer uma lista de 3 ações diárias e fazer de tudo para cumpri-las. Se desafie! Não termine seu dia até que você cumpra aquelas tarefas.

3 – Estabeleça Prioridades e concentre suas forças

Agora que você já tem um objetivo claro e as tarefas listadas concentre seus talentos e habilidades onde eles darão maior retorno para você no momento, ou seja, estabeleça prioridades. Dica de ouro : A melhor forma de separar as tarefas de acordo com as prioridades:

a) Tarefas fáceis que você irá gastar pouco tempo para executar: como uma ligação, uma mensagem, um e-mail não muito elaborado. Essas tarefas são as primeiras a serem realizadas no seu dia, principalmente se elas estão relacionadas com retorno financeiro como um envio de uma proposta ou uma cobrança.

b) Tarefas difíceis que você irá gastar muito tempo para executar: como um relatório, reuniões demoradas. As tarefas que você gasta muito tempo e não traz um retorno financeiro a curto prazo devem ser as últimas tarefas do seu dia. 

4- Definir dias para cada atividade do seu trabalho

Para que você trabalhe mais o seu foco defina uma atividade macro para cada dia:

Como por exemplos:

  • Segunda -feira: Dia de planejamento das tarefas e organização
  • Terça- feira: dia de reuniões, visitas externas 
  • Quarta-feira: Estudo/ análise de informações 

E assim por diante. Desta forma fica mais fácil de você executar e agrupar as tarefas de cada dia.

5– Crie uma folga para atrasos ou contratempos 

Criar uma folga para atrasos ou contratempos e para dificuldades inesperadas faz com que você possa estabelecer um tempo suficiente para fazer tudo o que planejou evitando a frustração de não ter executado tudo. Você não é uma máquina e a vida e o trabalho tem sim os seus imprevistos. Não coloque tão rígida uma agenda de forma que você não possa flexibilizá-la. 

6 – Mantenha um ritmo constante

Mantenha um ritmo tranquilo e trabalhe de forma constante. Pessoas altamente produtivas trabalham em um ritmo constante, e faz com que elas se tornarem menos estressadas ou ansiosas. Faça uma tarefa de cada vez, esta é a chave para se tornar um grande líder e profissional!

O que planejar faça! Se tiver algo para organizar, organize! Se há um relatório para escrever, escreva! 

A disciplina e a constância podem te levar a resultados excelentes.

A disciplina está relacionada à motivação e comprometimento. Utilize todo o seu potencial no momento presente. Não adie uma tarefa. Faça agora! 

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