Parabéns a todos os profissionais da psicologia! 27 de Agosto de 2014
Hoje acordei com várias mensagens em minhas redes sociais sobre o dia do psicólogo e por coincidência ontem à noite eu estava vendo o programa sessão de terapia. A serie é fantástica! Recomendo para quem gosta deste universo do autoconhecimento. A sutileza dos textos, a música , o processo de filmagem, os temas abordados são muito interessantes. Além de dizer que sou fã do Selton Mello, que está arrasando neste trabalho como diretor.
Hoje então resolvi escrever para fazer uma homenagem e deixar a minha opinião sobre o trabalho dos psicólogos. Quantas vezes você pode ter escutado algumas dessas frases interessantes sobre os psicólogos e seus trabalhos:
“ Terapia não é para mim.”
“Não aguento aqueles textinhos de psicológicos, quanta bobagem”
“ Não gosto de psicólogo, prefiro psiquiatra é só tomar um remédio que eu melhoro mais rápido.”
“Todo psicólogo(a) é doido(a)”
“Que isso? Não sou maluco(a), não preciso de um psicólogo”
“Não acredito em terapia”.
“ Prefiro conversar com meu amigo(a).”
“Nossa, eu me recuperei sozinha, todas as outras pessoas que foram ao psicólogo ficaram mais doentes.”
“Não gosto de conversar com psicólogo fora do consultório eles ficam analisando a gente”.
“ Já faço coaching, não preciso de terapia.”
“Ahh fulana é psicóloga e não consegue lidar com isso sozinha, por isso que não acredito e não vou”…
“Ahh Fulana e Beltrano fazem terapia há anos e ficam do mesmo jeito, não vejo mudança.”
Sobre as frases acima, o que posso dizer que são crenças. O que chamamos no coaching de crenças limitantes, que são crenças que não nos ajudam a seguir em frente e alcançar nossos objetivos. E como dizia Anthonny Robbins: “Projete suas convicções e…. as destrua!” Sendo assim, gostaria de fazer algumas perguntas:
- Você já fez terapia ou participou de algum processo terapêutico conduzido por um psicólogo?
- Você sabe como são feitos e/ou construídos os testes psicológicos? Você sabia que há um embasamento científico para cada um deles?
- O que é um pessoa “doida” para você?
- Você está sabendo lidar com suas atitudes e seus sentimentos?
- Seu amigo fala sempre o que você quer ouvir ou faz te faz perguntas e afirmações que fazem você refletir melhor ? Ou é apenas um a pessoa que te escuta?
Se você possui uma “questão ou um problema” em sua vida que você vê a necessidade de uma ajuda profissional de um psicólogo e não a procura por pensar ou falar essas frases acima e tantas outras, chegou a hora de quebrar essas crenças!
O trabalho de um psicólogo é bem mais amplo que o processo de psicoterapia. Há psicólogos exercendo a profissão em escolas, hospitais, universidades, empresas e também em consultórios .
Toda e qualquer pessoa tem o direito de escolher seu caminho de autoconhecimento e autodesenvolvimento.
Os testes, as perguntas, os assuntos abordados por psicólogos são baseados em estudos científicos, como toda ciência. Para questões como doenças e estados mentais que necessitam de medicamentos indicados por um psiquiatra, o processo terapêutico em conjunto ajuda e acelera o processo de tratamento e recuperação.
Todos temos em algum momento da vida questões que às vezes guardamos em nossos corações ou em nossa mente que precisamos de alguma forma serem“colocados para fora”. Falar dos nossos sentimentos e pensamentos faz muito bem, nos relacionar com amigos e familiares é fundamental para nossa condição humana, mas não confunda o papel das pessoas amadas e queridas de nossa vidas com um trabalho de um profissional.
Para o próprio profissional de psicologia é recomendado que ele faça terapia para saber também lidar com as suas questões emocionais, psicológicas e outras questões. A mudança num processo terapêutico pode ser sutil ou ás vezes drásticas aos olhos externos, mas esse não é o objetivo da terapia. E sim o que cada pessoa observa de mudança interna principalmente na vida, que poderá transbordará externamente.
Não sou psicóloga, mas no meu trabalho como Coach utilizo muito das técnicas e do conhecimento da psicologia positiva, da terapia cognitiva comportamental e da neuropsicologia, por isso algumas pessoas confundem terapia com o coaching. Mas este assunto abordo neste outro post: Coaching não é terapia.
Essa é minha forma de homenagear e parabenizar tantos psicólogos os quais tenho a oportunidade de conviver, sejam vocês meus amigos, pessoas da minha família, minha psicoterapeuta e outros psicólogos os quais eu acompanho o trabalho e trocamos várias informações. Parabéns a vocês que exercem a profissão com tanta dedicação em ajudar as pessoas a terem uma vida melhor!