Você realmente sabe o que é coaching?

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Muito se fala em coaching ultimamente, mas ainda existe um grande desconhecimento sobre o assunto. Em que realmente um coach pode me ajudar? Para esclarecer qualquer dúvida, é fundamental entender o que é o coaching e como ele vai te ajudar a alcançar seus objetivos.

Coaching é um processo com início, meio e fim de uma assessoria que visa definir estratégias e ações práticas para atingir um objetivo em um determinado prazo estabelecido e acordado entre as partes coach (profissional) e coachee (cliente).

O processo de coaching é todo fundamentado por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicados por um profissional habilitado e qualificado em parceria com o cliente.

Ao atingir os objetivos estabelecidos, os resultados positivos são potencializados nas diversas áreas da vida de um cliente, grupo de pessoas ou empresa.

No processo de coaching, identificamos o estado atual (Ponto A), situação em que o coachee está para fazer o processo. Analisamos as forças, qualidades, competências e habilidades atuais e as que precisam ser desenvolvidas, como fraquezas, bloqueios, valores e os recursos disponíveis para atingir o objetivo desejado. Traçamos e descrevemos juntamente com coachee o objetivo desejado (Ponto B).

A→B

Identificação de objetivos

No processo de coaching, é necessário se definir um objetivo a ser alcançado. Ao definir um objetivo ele deve ser S.M.A.R.T.

  • (S) Específico – Quanto mais especifico mais fácil de realizá-lo
  • (M) Mensurável – Você deve ter metas para seu objetivo, ou seja, deve ter evidência que atingiu.
  • (A) Alcançável – Este objetivo é realista? É realmente possível você alcançar este objetivo?
  • (R) Relevante – Este objetivo é realmente importante para você?
  • (T) Tempo – Para que se alcance o objetivo, ele deve ter um prazo para ser alcançado.

O processo do coaching será criar estratégias e ações para aumentar as qualidades e competências necessárias e minimizar as fraquezas e bloqueios para que o objetivo seja atingido de uma forma mais rápida e eficaz.

Responsabilidades do coach: Utilizar ferramentas e técnicas adequadas para cada processo e cliente, incentivar e motivar por meio de perguntas que façam os coachees tomarem as decisões mais assertivas. Definir juntamente com o coachee o objetivo e as estratégias mais adequadas.

Responsabilidades do coachee: ser o mais sincero consigo mesmo no processo e comprometer-se em realizar as tarefas planejadas.

O processo de coaching deve fazer com que:

  • O que não foi pensado seja pensado
  • O que não foi falado seja falado
  • O que não foi ouvido seja ouvido
  • O que não foi analisado seja analisado

O processo é realizado por encontros periódicos podendo ser presencial ou virtual.

Benefícios do coaching

  • Melhoria na comunicação
  • Melhoria nas relações interpessoais
  • Administração de conflitos
  • Motivação e elevação de performance da equipe
  • Aumento do comprometimento
  • Alinhamento de objetivos dos times e do líder
  • Aumento da Percepção
  • Aquisição de novas competências ou aprimoramento das já existentes
  • Melhoria dos relacionamentos interpessoais
  • Capacidade de enxergar outras perspectivas
  • Mais clareza no dia a dia profissional
  • Aumento comprovado de performance
  • Mudar abordagens para lidar com situações de trabalho
  • Aumento do nível de realização profissional
  • Melhoria no poder de comunicação
  • Aumento do autoconhecimento
  • Aumento de responsabilidades pelas ações
  • Diminuição do stress e de preocupação desnecessárias
  • Aumento da autodisciplina
  • Superar bloqueios e resistência á mudança
  • Gestão do tempo
  • Eliminar medos e ansiedades de performance
  • Reconhecer e gerenciar efetivamente o Stress
  • Lidar com conflitos pessoais e profissionais
  • Mudar o estilo interpessoal de competitivo para colaborativo
  • Desenvolver relacionamentos de confiança com clientes e pares de trabalho
  • Desenvolver habilidades avançadas de comunicação, maximizando as interações verbais e não verbais (ouvir mais; dar feedbacks efetivos e melhorar o entendimento e predição de padrões de comunicação).

Então ficou bem entendido o que é um processo de coaching? Para esclarecer qualquer questionamento, entre em contato: adriana@adrianagontijo.com.br.

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