Para começar, precisamos definir bem o que é marketing pessoal e por que ele é tão importante em nossa carreira. Afinal, entender o conceito é fundamental para conseguirmos atingir a excelência.
Então vamos lá. Marketing pessoal nada mais é que o conjunto de estratégias que fazem com que você atribua maior valor à sua imagem pessoal. Em outras palavras, é aquilo que fazemos para atribuir valor à nossa própria imagem.
É perfeitamente possível fazer marketing pessoal sem criar uma imagem de uma pessoa prepotente, arrogante e dona da verdade.
Seria o mesmo que dizer que é uma autopromoção? Na verdade, não é bem isso. Marketing pessoal não é publicidade, mas sim o conjunto de ações que adotamos ao longo do nosso dia que fazem com que as pessoas nos vejam de uma forma mais positiva.
Para isso, existem diversas estratégias que ajudam a melhorar nossa imagem e nos tornar referência em nossa área de atuação. Não existe um manual de marketing pessoal, mas alguns pontos são fundamentais para garantir que você consiga atribuir valor à sua imagem. E é aí que entram a organização e o planejamento.
Uma pessoa desorganizada ou sem planejamento, independentemente da área em que ela atue, não passa uma boa imagem. Quando marcamos uma reunião, por exemplo, e ficamos mais de uma hora esperando mesmo tendo horário marcado, não ficamos irritados com aquela pessoa? Independentemente do que tenha acontecido para ela atrasar, a imagem que nos passa é que faltou organização e ela acaba perdendo credibilidade com a gente.
Pensando nisso, para garantir que as outras pessoas nos vejam sempre com bons olhos, de forma positiva, precisamos nos portar de uma maneira positiva. E para isso, é preciso nos planejar.
É fundamental termos uma agenda, seja ela física ou online, para definirmos nossas tarefas do dia. E mais do que isso. Tente não planejar apenas suas tarefas diárias, mas suas férias, viagens, sua programação anual.
Para uma agenda diária, anote, no mínimo, as 3 principais coisas que você tem para fazer naquele dia. Evite usar papeis soltos para não perder informações. É importante ter um caderno, agenda, ou até mesmo anotar em aplicativos no celular. Se possível, coloque lembretes com alertas alguns minutos antes do compromisso para garantir que você não esqueça ou até mesmo não se atrase.
Trace metas para seu dia, sua semana, mês e até mesmo ano. Uma pessoa sem foco, sem saber ao certo aonde quer chegar, acaba sendo levada pela vida. E aí, já sabe, né? Faltou organização e planejamento, seu marketing pessoal pode ficar comprometido. Com a vida atarefada de hoje em dia, podemos em algum momento ter um pequeno deslize na organização e no planejamento, sendo assim tente o mais rápido possível consertar a sua falta de planejamento para que nem você nem as outras pessoas saiam prejudicadas.
Lembre-se sempre: VOCÊ É SUA MELHOR MARCA!
Leia também:
7 dicas para melhorar a sua autoconfiança
5 dicas para manter a motivação sendo empreendedor